domingo, 10 de setembro de 2017

Construção coletiva dos saberes


As vanguardistas ideias de Paulo Freire estão presentes no plano orientador da UFSB, no marco conceitual desta instituição. Em seu método, o ensino é construído a partir do diálogo entre educador e educando, onde sempre há influências de um no outro. O Educador não pode, pois, fornecer seu saber, seus métodos, suas verdades, acreditando que estas são absolutas. Um de seus pressupostos é o de que “ninguém educa ninguém ou se educa sozinho”. A educação é um ato coletivo, não pode ser feita de forma isolada e nem imposta, e muito menos ser um “despejo” de informações. Educar não é transferir conhecimento, mas criar condições necessárias para a sua construção/produção, respeitando a ética, a autonomia e a identidade do educando.

Sempre há educadores-educandos e educandos-educadores.

Deve-se, pois, proceder com um estudo do lugar onde o ensino se dará, uma pesquisa do universo vocabular/temático local, visto que, a partir destes que poderá ser traçado o programa de educação, reduzindo a diferença entre pesquisador e pesquisado.

A partir deste modelo de Paulo Freire, a UFSB traçou em de seu Marco Conceitual, o modelo de atuação, com a ideia de que a finalidade da educação só é alcançada mediante a consciência de que “estamos no mundo e com o mundo”, isto é, uma educação transformadora que favoreça a autonomia do educando.

Para se alcançar esta autonomia desejada, necessária reflexão crítica sobre a relação professor-aluno, levando à construção coletiva dos saberes. A UFSB dispõe deste campo de expressão e ensino, a partir do momento que seu alunado se depara com situações onde pode realizar visitas in loco (extensão) e/ou trazer suas vivências para a sala de aula, e as compartilha com os demais colegas e com os professores, levando a uma construção coletiva dos saberes, estimulando o pensamento crítico, a responsabilidade, a conscientização de todas as partes (conscientização no sentido de tomar consciência dos fatos, e assimila-los de forma construtiva), facilitando a assunção do discente.

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