sábado, 9 de setembro de 2017

A educação como ferramenta de transformação social


Segundo Anísio Teixeira (1968) “O grande objetivo da educação é formar a consciência nacional. Sem uma cultura nacional não se poderá formar essa consciência”. A educação é um direito social, garantido por lei, e é a única ferramenta capaz de emancipar o indivíduo. Através dela podemos construir uma ponte entre a reforma da sociedade e a renovação cultural. O Brasil, por se tratar de um país heterogêneo, deve aplicar valores educacionais distintos a classes distintas, visando a equidade na busca de uma educação de qualidade.

Quando falamos que a educação não é privilégio, buscamos a inserção de todas as classes sociais em prol de uma educação democrática, construtiva, que vise a reinvenção da ciência, cultura, política, e de toda a sociedade brasileira, assegurando um ensino público de qualidade, acessível a todos. É a educação atuando como instrumento efetivo de construção da autonomia.

Para se alcançar este ensino de qualidade é necessário investimento na educação em todas as suas fases, bem como na qualificação do professor, visto que não há como aprimorar a educação em qualquer nível sem aperfeiçoar a formação docente.

A escola (aqui entendida em todas as fazes de ensino do indivíduo) deve ser o espaço no qual a criança, o adolescente ou o adulto possam praticar uma vida melhor, sendo construída a partir de um projeto pedagógico voltado para o aluno, tendo como objetivo a melhoria do rendimento escolar, preparação do material didático, imbuindo um sentimento de responsabilidade como formadora de cidadãos. Para isso deve-se investir o dinheiro advindo de fundos governamentais na educação das escolas públicas, com o comprometimento da sociedade e dos poderes públicos para com a educação brasileira. A partir deste momento haverá educação para todos e ela deixará de ser destinada apenas às classes economicamente privilegiadas, reduzindo assim as hierarquias e desigualdades sociais.

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