terça-feira, 27 de março de 2018

Proporção Áurea e a Construção de Logomarcas


A comunicação visual vem desde o começo do século XX caminhando ao lado das grandes revoluções no campo da comunicação, apresentando cada vez um papel mais importante na sociedade, atuando como elemento midiático (Martins Filho e Lotif, 2008).
As mensagens publicitárias têm como objetivos vender, informar, atingir seu público alvo. Para isso, na sua construção deve-se ter em mente o benefício ao consumidor, uma razão para acreditar no produto, e o tipo de comunicação a ser utilizada para a publicidade (veículo de comunicação).
Para a construção de peças publicitárias, algumas empresas utilizam o Retângulo Áureo ou a Espiral Áurea, ligadas à sequência de Fibonacci e ao Número de Ouro, isso porque estas estruturas auxiliam na construção de composições perfeitas, simétricas, perfeitamente proporcionais.
Segue abaixo três conhecidas logomarcas que têm como base de sua construção o Padrão Áureo:

 Imagem da internet, disponível em: https://br.pinterest.com/pin/440015826067469403/

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Foi proposto em sala de aula, dentro do componente curricular Perspectivas Matemáticas e Computacionais em Artes, o desenvolvimento de uma logomarca seguindo os Padrões Áureos.
Para isso levamos em consideração as seguintes orientações:
O nome do cliente (instituição, empresa, organização); caracterização dos interesses do cliente (ex.:venda, publicidade, valorização da imagem); e ideias que o estudante teve para atender o cliente em seu projeto de logomarca (ex.: símbolos utilizados – marca, tipo de letras escolhidas, o porquê das cores utilizadas).
Segue a explicação da logomarca apresentada para a marca fictícia desenvolvida:
Cliente: Borges Beach
Caracterização de interesse do cliente: venda de moda praia, de forma sustentável, através da valorização de rendas, crochês e trabalhos manuais.
Ideias para o desenvolvimento da marca: uso de simbologias que refletem o mar e a leveza da marca, sol e onda do mar, cores quentes que remetem ao verão, logomarca limpa, sem muita poluição visual.
Slogan da marca: “Borges Beach moda praia, o mar todo para você! ”

Etapas para a construção da logomarca:
1- Esboço em papel milimetrado, construído à mão livre:



2- Para a construção digital foi utilizado o programa livre de edição de imagem chamado Inkscape.
3- Como resultado final foi apresentada a seguinte logomarca:
 Observa-se que a mesma atendeu aos requisitos traçados para a construção da marca.

Referência:

MARTINS FILHO, Tarcísio Bezerra, LOTIF, Juliana. A comunicação Visual aplicada ao Redesing da marca PERC PAN em sua edição 2007. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – São Luis – Junho 2008.
Disponível  em: A comunicação Visual aplicada ao Redesing da marca PERC PAN em sua edição 2007 - MARTINS FILHO, Tarcísio Bezerra, LOTIF, Juliana.



Link para baixar o programa Inkscape - Inkscape - Editor de Gráficos



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