A
comunicação visual vem desde o começo do século XX caminhando ao lado das
grandes revoluções no campo da comunicação, apresentando cada vez um papel mais
importante na sociedade, atuando como elemento midiático (Martins Filho e Lotif,
2008).
As
mensagens publicitárias têm como objetivos vender, informar, atingir seu
público alvo. Para isso, na sua construção deve-se ter em mente o benefício ao
consumidor, uma razão para acreditar no produto, e o tipo de comunicação a ser
utilizada para a publicidade (veículo de comunicação).
Para a
construção de peças publicitárias, algumas empresas utilizam o Retângulo Áureo
ou a Espiral Áurea, ligadas à sequência de Fibonacci e ao Número de Ouro, isso
porque estas estruturas auxiliam na construção de composições perfeitas,
simétricas, perfeitamente proporcionais.
Segue
abaixo três conhecidas logomarcas que têm como base de sua construção o Padrão Áureo:
Imagem da internet, disponível em: https://br.pinterest.com/pin/440015826067469403/
Imagem da internet, disponível em: https://www.pinterest.pt/pin/516295544754127558/
Foi
proposto em sala de aula, dentro do componente curricular Perspectivas Matemáticas e Computacionais em
Artes, o desenvolvimento de uma logomarca seguindo os Padrões Áureos.
Para
isso levamos em consideração as seguintes orientações:
O nome
do cliente (instituição, empresa, organização); caracterização dos interesses
do cliente (ex.:venda, publicidade, valorização da imagem); e ideias que o
estudante teve para atender o cliente em seu projeto de logomarca (ex.:
símbolos utilizados – marca, tipo de letras escolhidas, o porquê das cores
utilizadas).
Segue
a explicação da logomarca apresentada para a marca fictícia desenvolvida:
Cliente:
Borges Beach
Caracterização de interesse do cliente: venda de
moda praia, de forma sustentável, através da valorização de rendas, crochês e
trabalhos manuais.
Ideias para o desenvolvimento da marca: uso de
simbologias que refletem o mar e a leveza da marca, sol e onda do mar, cores
quentes que remetem ao verão, logomarca limpa, sem muita poluição visual.
Slogan da marca: “Borges Beach moda praia, o mar
todo para você! ”
Etapas para a construção da logomarca:
1- Esboço em papel milimetrado, construído à mão livre:
2- Para a
construção digital foi utilizado o programa livre de edição de imagem chamado Inkscape.
3- Como resultado final foi apresentada a seguinte logomarca:
Observa-se que a mesma atendeu aos requisitos traçados para a construção da marca.
Referência:
MARTINS
FILHO, Tarcísio Bezerra, LOTIF, Juliana. A
comunicação Visual aplicada ao Redesing da marca PERC PAN em sua edição 2007.
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação –
X Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – São Luis – Junho 2008.
Disponível em: A comunicação Visual aplicada ao Redesing da marca PERC PAN em sua edição 2007 - MARTINS FILHO, Tarcísio Bezerra, LOTIF, Juliana.
Link para baixar o programa Inkscape - Inkscape - Editor de Gráficos






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