segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O SCRACTH E A MONTAGEM DE UM QUIZ PARA ADOLESCENTES



A informação e a comunicação representam papéis relevantes no processo de transformação política, econômica e social vivido pela sociedade atual (RODRIGUES, et all, 2015, p 62), desta forma como trabalho final do CC de Introdução ao Raciocínio Computacional resolvemos, em grupo, agregar informação na construção de um game, destinado ao público adolescente.
Sendo a juventude uma etapa delicada, condutas e orientações sobre a própria sexualidade devem estar inserida na realidade, sendo exercidas de forma aberta, pois, devido a imaturidade, muitos ignoram a possibilidade de se contaminarem com alguma DST.
Estudo realizado por Martini e Bandeira (2003), 46,2% dos jovens responderam que a relação sexual é a única forma de transmissão do HIV.
Tendo como público alvo adolescentes e jovens, entre os 11 aos 19 anos, o aplicativo foi construído em formato de quiz com questões de verdadeiro ou falso com questões sobre DST/AIDS.

As questões foram apresentadas, e conforme as respostas, o participante poderá receber informações de quando errar a questão,bem como de quando as acertar.


 Segue imagem do Scratch.
 Imagem do Scratch que permite visualizar alguns dos comandos aplicados na programação do jogo.
Imagem de fundo do jogo, onde cada personagem representa um aluno que participou na construção do jog, sendo da esquerda para a direita Ingrid Loyola, Alysson Peres e Istael Borges.
Algumas das questões apresentadas foram:

1 - É possível estar contaminado (a) / portando alguma DST e não perceber?
SIM x NÃO.
Se responder NÃO
Resposta: Alguns casos não apresentam sintomas. Quando ocorrem, os sintomas variam de acordo com a doença. Na maioria das doenças os sintomas podem ser frequentes e visíveis, entretanto há algumas que podem evoluir de forma assintomática (exemplo das hepatites). A prevenção é o melhor remédio.

2 - Os sintomas das DST  começam a aparecer logo após a contaminação?
SIM x NÃO
Se responder: SIM
Resposta: Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.
 

3 - É necessário o uso de preservativos nas relações sexuais entre dois parceiros soropositivos?
SIM x NÃO.
Se responder NÃO
Resposta: O vírus do HIV se divide de forma muito diferente de pessoa para pessoa, com isso pode haver a recontaminação do parceiro, além disso, se a pessoa está usando os anti-retrovirais (medicações próprias para doença), pode haver transmissão do vírus com alguma resistência para o medicamento, dificultando o tratamento. Na dúvida, sempre use camisinha!


REFERÊNCIAS: 


MARTINI, J. G. BANDEIRA, A S. Saberes e práticas dos adolescentes na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Revista Brasileira de Enfermagem, v 56, n 2, março-abril, 2003, pp 160-163. Brasília-DF.
Disponível em: 


RODRIGUEZ, C. L., LOPES, A. M. Z., MARQUES, L. ISOTANI, Seiji. Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. Anais do XXI Whorkshop de Informática na Escola. Maceió – AL, 2015, p 62 a 71.
  Disponível em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário