Neste
momento, me deparo com uma matéria totalmente nova e fora da minha zona de conforto,
a Introdução ao Raciocínio Computacional. Até então me entendia que esta área
era destinada aos alunos que pretendem uma atuação dentro da área de Ciências
da Computação, entretanto me vez entender que ela abrange muito mais área, e
que o domínio desta poderá ser proveitoso no futuro, formando um profissional
diferenciado independente de sua área original de formação.
Lembrando
que existe uma falta de domínio adequado de conhecimentos matemáticos, desde a
formação básica, o que leva uma evasão de alunos para esta área do
conhecimento.
Hoje
em dia é discutida o aumento da abrangência do ensino da computação, podendo
considera-la uma área básica, o ideal seria desenvolve-la nos estudantes desde
o ensino médio, visto que a maioria das atividades econômicas da sociedade
contemporânea está intimamente ligada ao avanço científico e tecnológico da Computação
e da Tecnologia da Informação (BARCELOS e SILVEIRA, 2013, p 52).
Em
sala de aula formos apresentados ao SCRATCH, ambiente de programação que
possibilita a exploração de diversos conceitos, práticas e perspectivas computacionais
de maneira criativa, ideal para pessoas que estão começando nesta área (FRANÇA
e AMARAL 2013, p180), então, vamos lá!
Segue
link para o site do Scratch Brasil, para quem tiver interesse em baixar o
arquivo e começar a desvendar este novo mundo, bem como referência dos artigos
citados:
Referências:
BARCELOS, T. S., SILVEIRA, I. F. Relações entre o
Pensamento Computacional e a Matemática através da construção de Jogos Digitais.
SBC-Proccedings of SB Games, XII SBGames – São Paulo – SP –2013, p 52 a 55.
Disponível em:
FRANÇA,
R. S., AMARAL, H. J. C. Proposta Metodológica de Ensino e Avaliação para o
Desenvolvimento do Pensamento Computacional com o Uso do Scratch. Anais
do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, XIX Whorkop de
Informática na Escola. Campinas – SP, 2013, p 179 a 188.

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