Como
já sinalizado em postagem anterior, o Scratch é uma linguagem de programação
disponível on-line, desenvolvida com o objetivo de possibilitar que iniciantes
(no caso, eu) possam criar programas de computador sem aprender a sintaxe de
uma linguagem de programação (RODRIGUES, et all, 2015, p 64 ). Aprender sobre a
linguagem de programação é um desafio para quem não esta habituado, mas vamos
ao desafio.
Em
sala foi proposta a construção pelo professor Joel de um labirinto, usando a
linguagem de programação presente no Scratch. Meu tema foi o fundo do mar e meu
objetivo era auxiliar um peixinho a encontrar seu amigo caranguejo, porém no
caminho ele acaba encontrando outras figuras marinhas.
Segue imagem
do labirinto:
Imagem do labirinto com possibilidade de visualização de alguns dos comandos utilizados
Imagem da área de jogo, o objetivo era levar o peixe lilás até seu amigo caranguejo utilizando os comandos de para cima, para baixo, para esquerda e para direita do teclado.
Referências:
RODRIGUEZ, C. L., LOPES, A. M. Z., MARQUES, L. ISOTANI,
Seiji. Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando
o Scratch. Anais do XXI Whorkshop de Informática na Escola. Maceió – AL, 2015,
p 62 a 71.
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