segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O legado da Numeração Babilônica



Os diferentes sistemas de numeração existentes foram criados por diferentes povos. Esses sistemas nasceram da necessidade de contar, comparar, medir e fazer registros. Dentre eles temos um em especial que, após o sistema indoarábico, é um dos mais presentes em nosso dia a dia, e nem nos damos conta disso, este é o sistema babilônico.
Os babilônios viviam na Mesopotâmia, nos vales dos rios Tigres e Eufrates, na Ásia. Esta região é ocupada atualmente pelo Iraque, sua existência é século XVIII ao VI a.C. Escavações arqueológicas realizadas permitiram que fossem encontradas importantes obras de literatura. Uma das mais valiosas é a magnífica coleção de leis (século XVIII a.C.) denominada Código de Hamurabi.
 Por Near_East_topographic_map-blank.svg: Sémhurderivative work: Zunkir (talk) - Near_East_topographic_map-blank.svg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11633183


Acerca de seu sistema de numeração, primeiros registros datam cerca de 3100 a.C., sendo o primeiro sistema posicional que se tem documentado, onde cada dígito em particular tem seu valor próprio em relação a uma determinada posição no sistema de representação. Eles usavam a impressão destes números em placas de argila.

Este sistema de numeração é baseado na base sexagesimal, ou seja, adota a potência 60, e seus números são escritos utilizando símbolos diferentes para as unidades e dezenas. Ele possui 59 algarismos diferentes e o zero é representado por um vazio entre os símbolos, indicando uma potência 60 ausente. Sua leitura era realizada da direita para a esquerda, ou seja, a primeira sequência de símbolos era da potência 600, posterior a 601, depois 602, e assim por diante.
 


Por Josell7 - File:Babylonian_numerals.jpg, GFDL, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9862983




Toledo, J. C. Introdução à História da Matemática - UFSJ
O legado babilônico encontra-se presente até os dias de hoje, a exemplo da medição do tempo, com divisão de minutos 60 minutos que equivalem a uma hora, 60 segundos equivalem a um minuto. Outro vestígio é a forma dos graus de uma circunferência (360o), do ângulo interno de um triângulo equilátero (60o), e das divisões da trigonometria.


Segue abaixo fotos da explanação em grupo durante atividade em sala de aula, explicando acerca da numeração babilônica:





Nenhum comentário:

Postar um comentário