O processo de aprendizagem da matemática se solidifica com as aplicações práticas, elas auxiliam o raciocínio lógico com
visualização do que foi aprendido em sala na prática. Neste dia desenvolvemos
em sala de aula duas atividades em grupo, que serão apresentadas abaixo:
Atividade
01) Teodolito Caseiro
CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38783
O teodolito é um instrumento de precisão
óptico que mensura ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos
setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na
meteorologia, sendo seu maior uso nos levantamentos topográficos.
Nos
levantamentos ele é utilizado para calcular a área de um local, neste caso
primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que
totalmente nivelado com o eixo de gravidade do local e que o 0° do movimento
horizontal esteja direcionado a um ponto de referência no polo mais próximo.
Depois, o segundo ponto, marcado com uma estaca ou outro ponto (como uma
árvore), é mirado através do telescópio, e a angulação obtida é medida na
horizontal e na vertical. Usando uma fita métrica, mede-se a distância entre os
dois pontos. A partir desse esse raciocínio, a distância e os ângulos vertical
e horizontal entre os outros pontos do local a ser estudado são medidos e a
área pode ser calculada.
Em sala
fizemos construímos um teodolito caseiro com materiais disponibilizados pelo
professor (marmita de isopor; fotocópia de um transferidor de 360º; canudo de
milk shake; palito de churrasco; cola.), posteriormente seguimos as instruções
para a realização da atividade (planejar e executar um roteiro com 6 pontos de
parada para medição, incluindo ida e volta ao mesmo ponto de partida, anotando
em um papel os pontos, as distâncias entre os pontos e os ângulos formados
entre eles) , e posteriormente, concluída a construção do "mapa do
caminho", passamos o resultado em uma folha de papel A4 , utilizando a
escala onde cada metro percorrido valeria 02 cm no papel.
Foi
interessante observar que, no exercício prático, conseguimos conectar o ponto
de partida com o de chegada, porém quando passamos os pontos para o papel,
construindo o mapa do caminho, observamos que estes pontos ficaram
desencontrados, mas a uma curtíssima distância, fator já esperado visto que
utilizamos um teodolito caseiro para o exercício.
Segue
abaixo fotos da construção do teodolito, bem como o mapa construído ao final da
atividade:
Nosso teodolito
Processo de construção
Prontinho
Nosso Mapa construido
Atividade 02) Esquadrejamento
Foto da internet
Para a
atividade em sala de aula, cortamos um barbante de cisal com dois pedaços de
3,60m e dois de 4,80m.
Em posse
destes barbantes construímos um retângulo de 3,00m por 4,00m desenhando-o no chão com giz, logo na
entrada da universidade.
Foi
elucidativo colocar em prática, aplicando os conhecimentos matemáticos de
angulação, para construir este retângulo, e pensar que pedreiros e mestres de
obras os fazem de forma prática.
Segue
fotos do processo de construção:
Cortando o barbante de cisal
Cortando o barbante de cisal
Esquadrejamento feito
Esquadrejamento feito
Esquadrejamento feito




Istael: parabéns pelo registro e postagem. Só não esqueça de destacar os trechos que são retirados diretamente de outros sites ou blogs, com os devidos créditos, ok? 1 abraço.
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