segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dinâmica em grupo com aplicação prática da Matemática



O processo de aprendizagem da matemática se solidifica com as aplicações práticas, elas auxiliam o raciocínio lógico com visualização do que foi aprendido em sala na prática. Neste dia desenvolvemos em sala de aula duas atividades em grupo, que serão apresentadas abaixo:

Atividade 01) Teodolito Caseiro



CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38783


O teodolito é um instrumento de precisão óptico que mensura ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia, sendo seu maior uso nos levantamentos topográficos.
Nos levantamentos ele é utilizado para calcular a área de um local, neste caso primeiramente o teodolito é posicionado no primeiro ponto, de forma que totalmente nivelado com o eixo de gravidade do local e que o 0° do movimento horizontal esteja direcionado a um ponto de referência no polo mais próximo. Depois, o segundo ponto, marcado com uma estaca ou outro ponto (como uma árvore), é mirado através do telescópio, e a angulação obtida é medida na horizontal e na vertical. Usando uma fita métrica, mede-se a distância entre os dois pontos. A partir desse esse raciocínio, a distância e os ângulos vertical e horizontal entre os outros pontos do local a ser estudado são medidos e a área pode ser calculada.
Em sala fizemos construímos um teodolito caseiro com materiais disponibilizados pelo professor (marmita de isopor; fotocópia de um transferidor de 360º; canudo de milk shake; palito de churrasco; cola.), posteriormente seguimos as instruções para a realização da atividade (planejar e executar um roteiro com 6 pontos de parada para medição, incluindo ida e volta ao mesmo ponto de partida, anotando em um papel os pontos, as distâncias entre os pontos e os ângulos formados entre eles) , e posteriormente, concluída a construção do "mapa do caminho", passamos o resultado em uma folha de papel A4 , utilizando a escala onde cada metro percorrido valeria 02 cm no papel.
Foi interessante observar que, no exercício prático, conseguimos conectar o ponto de partida com o de chegada, porém quando passamos os pontos para o papel, construindo o mapa do caminho, observamos que estes pontos ficaram desencontrados, mas a uma curtíssima distância, fator já esperado visto que utilizamos um teodolito caseiro para o exercício.
Segue abaixo fotos da construção do teodolito, bem como o mapa construído ao final da atividade:
 

Nosso teodolito

 Processo de construção
Prontinho
 

Nosso Mapa construido




Atividade 02) Esquadrejamento


Foto da internet 

 
O Esquadrejamento é uma atividade é amplamente utilizada na construção civil, muitos pedreiros e mestre de obras a realiza sem saber o fundamento matemático por detrás de suas ações. Para esquadrejar utiliza-se ângulos retos ou de 90 graus no vértice de duas retas, verificando a perpendicularidade e o paralelismos. Este processo auxilia na divisão dos cômodos dentro de uma casa, por exemplo, e no alinhamento de pisos, janelas, portas, dentre outros aspectos da construção.
Para a atividade em sala de aula, cortamos um barbante de cisal com dois pedaços de 3,60m e dois de 4,80m.
Em posse destes barbantes construímos um retângulo de 3,00m por 4,00m desenhando-o no chão com giz, logo na entrada da universidade.
Foi elucidativo colocar em prática, aplicando os conhecimentos matemáticos de angulação, para construir este retângulo, e pensar que pedreiros e mestres de obras os fazem de forma prática.
Segue fotos do processo de construção:

   Cortando o barbante de cisal





  Cortando o barbante de cisal


  Esquadrejamento feito


  Esquadrejamento feito

Esquadrejamento feito

Um comentário:

  1. Istael: parabéns pelo registro e postagem. Só não esqueça de destacar os trechos que são retirados diretamente de outros sites ou blogs, com os devidos créditos, ok? 1 abraço.

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