A aplicação da matemática em
sala de aula só ocorreu efetivamente após a Revolução Industrial, vinda da
necessidade da administração e dos sistemas bancários e de produção exigidos na
época, entretanto ela existe a muito mais tempo que isso.
Os homens primitivos não
tinham a necessidade de contar, pois tudo o que necessitavam eles retiravam da
natureza. Esta necessidade surgiu com o desenvolvimento das atividades humanas
onde se passou de coletor/nômade para fixar-se no solo, começando as primeiras
comunidades. Um curiosidade é de onde se deriva a palavra cálculo, tão
utilizada na matemática. Ela vem da palavra latina calculus, que significa conta com pedras/pedrinhas, uma das
primeiras formas de contagem que existiu.
Evidências arqueológicas comprovam
que o homem pré-histórico já sabia contar há mais de 20 mil anos, e as
primeiras formas de deram através de riscos em ossos e madeiras (talhos), além
da contagem das pedrinhas. Inicialmente não havia conceito de número, ele era
dado através de objetos, como podemos observar com nos anos 4000 ac com os
sumérios, nesta época o número um deixou de ser um risco no osso e passou a ter
o formato de cones, possibilitando realizar cálculos de somas e subtrações com
diversos números “uns”, auxiliando deste então a coleta de impostos,
organização dos celeiros com a estocagem dos alimentos, nas cidades, no ordenamento
urbano que estava emergindo. Advém daí as primeiras operações matemáticas com
subtrações e somatórias, criando assim os sistemas numéricos.
Cada civilização acabou
criando seu sistema numérico, os romanos, os sumérios, babilônicos, chineses,
maias, astecas, cada uma destas possui uma forma peculiar de efetuar operações
matemáticas, que as auxiliou na dinâmica de suas construções e organizações.
Os egípcios utilizavam sistemas
numéricos com a base 10, os babilônicos na base 60, na Grécia antiga usavam um
sistema de representação numéricos, os maias utilizavam a base vigesimal, e na Índia
o decimal, que foi mais desenvolvido e o utilizamos até os dias de hoje – os algarismos
indo-arábicos. Os indianos reuniram diferentes características do princípio
posicional e da base 10 em um único sistema numérico, que foi assimilado e
difundido pelo mundo pelos árabes.


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